Ebola
Surto de ebola em partes da África é considerado fora de controle e o maior da história.
O número de mortos no pior surto de Ebola já registrado atingiu 1.779, depois que mais 52 pessoas morreram em três dias até 9 de agosto, em três países da África Ocidental, informou a Organização Mundial da Saúde. Em quatro meses, o surto de Ebola que surgiu em Guiné já se espalhou para dois países vizinhos, Libéria e Serra Leoa.
O maior número de mortes recentes foi na Libéria, onde 29 pessoas morreram, seguido de Serra Leoa (17) e Guiné (6), disse a OMS em um comunicado em seu site. O número total de casos subiu para 1.848, acrescentou.
"Há um movimento constante e intenso de pessoas cruzando fronteiras nesta região e os casos estão se espalhando rapidamente para mais províncias e países", explicou Lugli, diretor de operações do MSF na Suíça.
A doença já se alastrou para mais de 60 localidades diferentes na África Ocidental e ainda não atingiu seu pico.
Segundo a organização, os países afetados devem tomar todas as medidas possíveis para conter a epidemia, concentrando esforços nas fronteiras e aeroportos. — A epidemia de ebola é a mais importante e a mais grave em quatro décadas — destacou em entrevista coletiva a diretora geral da OMS, Margaret Chan, que teve orientação de 20 especialistas.
A OMS realizou uma reunião de emergência sobre o surto, no encontro, as autoridades concordaram em ampliar a coordenação e monitoramento da doença, com foco nas regiões fronteiriças. Para isso, a OMS anunciou a criação de um centro regional de apoio técnico em Guiné.
No entanto, a organização ainda não prescreve nenhum tipo de restrição a viagens para a África Ocidental ou entre países da região.
Segue abaixo link do documentário sobre a doença:
Natália Aires Lorena nº30
Bruno Aiello Vaciloto nº09 3ºA
Nenhum comentário:
Postar um comentário